Peça a opinião do cliente e ouça-a!

As redes sociais facilitam o contacto constante com o cliente, que encontra nelas um meio privilegiado para colocar questões ou dar a sua opinião. Para o profissional, por sua vez, as redes sociais podem ser um importante instrumento de trabalho para a melhoria do seu serviço e aproximação do cliente. É necessário, porém, escutá-las com atenção.

Atualmente, o Facebook o Instagram e a foodfriends têm já ferramentas que facilitam a solicitação e recolha de feedback.

Facebook

O Facebook permite-lhe adicionar o separador “Críticas” à página do seu restaurante. Aqui o cliente pode classificar o mesmo de uma a cinco estrelas, e, opcionalmente, deixar um comentário junto da sua classificação. Para ativar as críticas na sua página tem apenas que clicar em Definições > Editar Página > Adicionar um Separador > Adicionar um Separador junto a Críticas. Se desejar, posteriormente, desativar esta funcionalidade, basta aceder a Editar Página, e no separador Críticas selecionar Desligar. 

Instagram

Recentemente o Instagram adicionou ao seu tab de stories a possibilidade do utilizador fazer Sondagens. Estas permitem que os seguidores da página votem numa de duas respostas mostradas, sendo que ao final de 24 horas o post desaparece. Criar um poll requer apenas que clique no ícone da câmara (canto superior esquerdo do perfil), tire uma foto, boomerang ou um vídeo, e posteriormente selecione Adesivos e Sondagem.

Fáceis de criar, os polls são também extremamente fáceis de responder, dando ao seguidor uma noção de envolvimento em tempo real.

foodfriends

Na foodfriends o utilizador encontra uma secção onde pode classificar os restaurantes visíveis. Nesta ele é convidado a avaliar a comida, a localização e o serviço de cada espaço, podendo, para além disso, deixar um comentário sobre a experiência global que ali viveu.

Com tantas opções à disposição, tem apenas que incentivar o cliente a dar-lhe feedback, seja pessoalmente ou através de meios online. Não se esqueça que é importante acompanhar e analisar as opiniões dadas, reajustando o seu serviço quando necessário e, claro, responder. Agradeça, predisponha-se a esclarecer dúvidas, ou até a oferecer um café para compensar uma experiência menos positiva. O seu cliente vai apreciar a atenção despendida.

Quer saber como ter mais clientes e aumentar a sua satisfação? Fale com a foodfriends.

One Comment

  1. Aurélio Silva

    Posted on 2017-11-08 at 17:01

    Boa tarde

    O meu nome é Aurelio Silva e gostava de perceber o que é a foodfriends e onde melhoraria o meu serviço. Já tenho pagina de facebook da empresa.
    Poderia reunir com alguém da vossa empresa ?!?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *