Uma entrevista docinha com LaDolceRita

LaDolceRita by chef Rita Nascimento

LaDolceRita é o nome do canal mais delicioso do YouTube e Rita Nascimento é a simpática chef responsável por nos pôr água na boca.

Desde já avisamos que não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral provocado pelo facto dos seus doces e divertidos vídeos provocarem um desejo imediato que fosse sempre hora de lanche e de sobremesa. LaDolceRita presenteia-nos com a sua alegria contagiante e com mais uma doce receita todas as 5as feiras. Eu tive o prazer de entrevistar para foodfriends e aqui está o que ela nos contou. Enquanto lê, eu vou lanchar!

LaDolceRita - cheesecake

Rita, conte-nos como começou o seu interesse pelos doces? Só cozinha doces?
Começou desde que me lembro. Sempre gostei de ir para a cozinha ver e ajudar a minha mãe e a minha avó a fazerem doces. Sempre me atraíram mais os doces, bolos, sobremesas e quando decidi escolher esta profissão decidi especializar-me justamente em pastelaria.

Qual é o foi o seu percurso culinário para chegar até aqui? 

Estudei numa escola superior em Espanha, depois fui trabalhar para Itália e Reino Unido. Voltei para Portugal há uns anos e desde que voltei trabalhei em restaurantes, numa pastelaria e numa empresa de gelados artesanais.

Como começou a fazer os seus vídeos no YouTube? 

O canal surgiu por acaso, associado a uma marca de produtos de pastelaria que eu tinha desenvolvido. O primeiro vídeo foi para exemplificar como funcionava um desses produtos. Depois fui fazendo mais, ao princípio sempre ligados a essa marca e depois é que comecei a fazer outras receitas para experimentar e como correu bem, continuei.

Como surgiu um nome tão original? 

É uma brincadeira com a expressão italiana “la dolce vita” (a vida doce).

Para além dos deliciosos vídeos, que outras actividades desenvolve? 

Dou cursos de pastelaria e escrevo livros.

Qual é a sua receita favorita? E tem algum ingrediente favorito?

Não tenho receitas preferidas, mas adoro fazer coisas simples e descomplicadas e que resultem em coisas verdadeiramente boas.

Tem alguma dica imprescindível no que respeita a pastelaria para os nosso leitores? 

Ler sempre a receita toda antes de começar a fazer seja o que for e prestar atenção a todos os detalhes.

Já agora, é muito crítica quando vai a pastelarias? 

Mais do que crítica, sou muito curiosa.

LaDolceRita - Bolachinhas

Considera-se uma foodie? 

Se ser foodie  quer dizer gostar muito de comida, de tudo o que tenha a ver com comida e de comer, sim.

Também faz receitas sem açúcar, gluten, trigo…? Qual a sua posição perante estes ingredientes? Prende-se muito com estas preocupações que parecem estar cada vez mais presentes nas nossas cozinhas? 

Essas preocupações com uma alimentação mais saudável devem ser preocupações de todos mas não deixo que isso condicione as minhas receitas. Eu tento não exagerar no geral do açúcar e de gorduras, mas o que temos de ter em conta é que os doces devem ser consumidos com pouca regularidade, em ocasiões especiais e quando é assim podemos dar-nos um capricho de vez em quando.

Onde é que os utilizadores da foodfriends a podem encontrar? E qual é a melhor forma de entrar em contacto consigo? 

No canal de Youtube La Dolce Rita, onde há vídeos todas as semanas (5ªs feiras às 10h), no Facebook e Instagram e é estarem atentos se quiserem fazer algum curso que anuncio por lá.

Quais são os planos para o futuro?

Espero continuar a trabalhar como agora, mas sempre a chegar a mais pessoas.

LaDolceRita - Nutella

Obrigada Rita, e agora vamos lanchar!

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *