Comemos com as mãos e a comida sabe melhor

E não temos qualquer pudor em admitir. Quem não concorda que atire a primeira pedra.

A época dos santos populares traz adjacente a, já tão intrínseca, tradição de comer com as mãos. Na conversa com o grupo de amigos, ou com os estranhos que, por acaso, acabaram no arraial daquela rua, entre uma cerveja e outra, lá vem a vontade de comer a bem grelhada sardinha, cujo cheiro chega até nós a quilómetros de distância. Não há talheres (às vezes, nem mesmo guardanapos) à vista, portanto, sem qualquer cerimónia, pegamos o dito peixe com a mão e atacamos.

Mas não são só os portugueses a deliciar-se sem a ajuda de talheres. Parte dos habitantes da Ásia, África e Médio Oriente são também ávidos admiradores desta prática.

Comer com as mãos intensifica o sabor da comida pois, independentemente do material com que são feitos, os talheres interferem com o seu sabor original, conferindo-lhe um travo a metal ou plástico. Comer com as mãos torna ainda o momento da refeição mais pessoal, pois o envolvimento de cada um com os alimentos acaba por ser maior. Defende-se também que a interação dos dedos com a comida e a boca estimula o próprio estômago, contribuindo para uma digestão mais fácil.

A foodfriends pode ajudar-te a encontrar outras pessoas que também adoram comer com as mãos, como é o caso dos asiáticos, que certamente tem deliciosas sugestões de restaurantes para te dar. Porque não instalas a app, totalmente gratuita para iOS e Android, e os convidas a partilhar uma refeição contigo, em que não é permitido usar talheres? Para os encontrar tens apenas que aceder à lista de utilizadores foodfriends, clicar no botão verde, para aplicar filtros, e selecionar alguns idiomas asiáticos.

Depois conta-nos como foi.

2 Comments

  1. Bela

    Posted on 2017-06-21 at 17:57

    Olá !
    Achei muito interessante este artigo e dei-me conta de que comer com as mãos e realmente muito mais prazeroso ! Não me imagino a comer sardinha assada no pão de faca e garfo, e uma bela asa de frango comida de talheres perde toda a graça ????,
    Percamos as “manias” e disfrutemos do prazer do contacto com a comida. E aproveitemos para ensinar as nossas crianças que comer com as mãos em algumas situações …não tem mal nenhum!
    Bjinhos

    • Márcia Carabineiro

      Posted on 2017-06-22 at 09:32

      Olá, Bela!
      Não podíamos estar mais de acordo.
      Em algumas ocasiões, comer com as mãos faz mesmo todo o sentido. Nem a comida teria o mesmo sabor se assim não fosse.
      Um beijinho :)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *