Comer juntos gera compreensão, a Maria que o diga

A semana passada, a Maria enviou um email aos seus colaboradores a informar que, durante dez dias, todos teriam, imperiosamente, que frequentar uma formação, em horário pós-laboral. “Horário mais alargado”, “carga laboral excessiva e desnecessária”: foi o que quem recebeu o email pensou. 

Percebendo o descontentamento dos seus funcionários perante este email, e, consequentemente, a redução da sua produtividade, a Maria convidou os chefes de equipa para almoçar.

Quando chegaram ao restaurante, no dia do almoço, todos tomaram os seus lugares na mesa, pouco confortáveis e de cara séria. Pediram-se as entradas e bebidas.

Começou por falar-se de temas de circunstância – tempo, férias, hobbies -, todavia, à medida que os pratos se “limpavam”, o diálogo passou a desenrolar-se de forma mais fluída e pessoal. No final do prato principal a Maria já sabia que não havia café no escritório há meses, o que não agradava a ninguém, e os chefes de equipa já sabiam que a Maria tinha uma filha que jogava futebol.

Finalmente, quando a sobremesa chegou, a Maria mencionou a formação e o porque de esta ser necessária. Na verdade, no mês seguinte alguns investidores iriam adquirir parte da empresa, ganhando poder de dispensar colaboradores. Para evitar este cenário, a Maria investigou as melhores formações na cidade, de forma a permitir a todos os seus funcionários ter todas as ferramentas necessárias para os novos desafios que estavam por vir.

Esta situação parece-te familiar? Porque não fazes como a Maria e convidas as pessoas com quem tens conflitos para almoçar ou jantar? Dá-lhes uma oportunidade de explicar os seus pontos de vista. Talvez seja tudo o que falta para se compreenderem.

Faz download da app (grátis) foodfriends para encontrares sempre os melhores restaurantes. Não te esqueças que através da mesma podes também convidar outras pessoas para se juntarem a ti: 

foodfriends App

Google Play

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *